Tamanho do texto:

Diminuir texto Aumentar texto

Notícia

3/5/2013

Coletivo de Aposentados debateu paridade e regime previdenciário

CNTE lançará uma pesquisa online para que os aposentados e também para aqueles prestes a se aposentar

O Coletivo Nacional de Aposentados da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) se reuniu na última terça-feira (30), para debater temas como a paridade e a integralidade dos salários dos aposentados, fazer um panorama dos casos específicos do regime previdenciário dos Estados e alinhar os encaminhamentos para o Encontro Nacional que será realizado em agosto. Foi definido também que a CNTE lançará uma pesquisa online para que os aposentados e também para aqueles prestes a se aposentar, a fim de fazer um amplo levantamento da situação dos aposentados da educação no Brasil.

Segundo o secretário de Aposentados e Assuntos Previdenciários da CNTE, Joaquim Juscelino Linhares Cunha, a situação é crítica. "Você vê que a angústia dos aposentados é grande em termos de isonomia salarial, paridade, integralidade. Os aposentados do Brasil inteiro sofrem esses constrangimentos porque, hoje, você tem medo de aposentar, já que o seu salário diminui. A complexidade do sistema previdenciário brasileiro e as diferentes mudanças realizadas nos últimos anos prejudicam o andamento da carreira dos que estão no serviço público e dos que estão prestes a se aposentar. Vamos levar para a presidenta Dilma Rousseff essa discussão através dos encontros estaduais e do encontro nacional", descreveu.

Um dos advogados da CNTE, Leandro Madureira Silva, apresentou um panorama da situação atual do regime previdenciário e tirou as dúvidas dos servidores presentes. A pesquisa encomendada pela CNTE sobre a real situação dos que estão prestes a se aposentar servirá para orientá-los para uma modalidade de aposentadoria melhor. "Muitas vezes o pré-aposentado se planeja para muita coisa, mas nunca pensou no planejamento da aposentadoria. Temos que pensar no sistema previdenciário que temos hoje no Brasil e com base na pesquisa, poderemos criar até uma cartilha de orientação para auxiliar o servidor a escolher a melhor modalidade de aposentadoria que se encaixe no seu caso", afirmou Juscelino

Fone: (41) 3026-9822 / Fax: (41) 3222-5261

APP - SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO PÚBLICA DO PARANÁ

Avenida Iguaçu, 880 - CEP 80.230-020 - Rebouças - Curitiba/PR - Brasil