Tamanho do texto:

Diminuir texto Aumentar texto

Notícia

APP-Sindicato
Paralisação foi aprovada na assembleia do dia 9 de março Galeria de imagens Aumentar foto
18/4/2013

24 de abril: paralisação estadual e nacional

16 de abril é dia de 'APP na Escola', para debater a necessidade de melhores condições de trabalho nas escolas públicas

"Quando todos lutam juntos por uma ideia, ela vira um ideal". É com este lema que a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) dá a largada a 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, realizada em âmbito nacional entre os dias 23 e 25 de abril. Lançada no início de abril, a campanha "Educação pública: eu apoio!" chama educadores(as), alunos(as), governantes e comunidade para discutirem os grandes temas da política educacional brasileira. Entre estes, a implantação do PSPN, a aprovação do novo Plano Nacional de Educação e a ampliação dos recursos para a área da educação.

Na assembleia estadual da categoria realizada em 9 de março, os(as) educadores(as) aprovaram, a partir do calendário nacional, os próximos passos da mobilização da categoria. O destaque principal será a paralisação no dia 24 de abrill. Além da pauta nacional, os professores e funcionários (as) paranaenses irão cobrar do governo estadual ações para o atendimento de várias reivindicações da categoria, destacando a cobrança pela instituição de um novo modelo de atendimento à saúde dos educadores. A mobilização acontecerá a partir das 9h, em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba, e contará com a presença dos(as) educadores(as) de todo o Estado.

Neste dia, além de concentrar em frente a sede do governo estadual para cobrar respostas a vários pontos da pauta de reivindicação, a categoria destinará atenção à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em virtude da tramitação dos dois projetos de lei: o da hora-atividade e o de alterações na carreira dos(as) funcionários(as) da educação. Uma caravana da APP-Sindicato estará em Brasília, no dia 24, para participar da mobilização nacional convocada pela CNTE na Câmara dos Deputados.

:: Clique aqui para baixar a imagem do cartaz da campanha para compartilhar no Facebook.

Veja o calendário e a programação completa:

16 de abril - Dia da APP-Sindicato nas Escolas
O objetivo da data é debater, nas unidades, a pauta estadual e nacional. Esta etapa da mobilização é fundamental para organizar a participação da base na paralisação do dia 24 de abril. Na ocasião, os(as) educadores assistirão aos vídeos produzidos pela CNTE e que podem ser acessados no site da campanha 'Valorização da Educação Pública': educacaoeuapoio.com.br.

22 de abril - Reunião com a bancada federal do Paraná na APP-Sindicato
A direção estadual da APP receberá, no dia, deputados federais e senadores do Paraná. O objetivo é sensibilizar a bancada paranaense no Congresso Nacional a respeito da pauta da educação.

22 e 23 de abril - Visita da APP às Câmaras Municipais
Os núcleos sindicais da APP pelo Estado, nestes dois dias, ocuparão as Câmaras Municipais para promover o debate sobre as reivindicações da educação. Os representantes da entidade também entregarão um documento - que também será entregue aos prefeitos - reforçando a importância do cumprimento da Lei do Piso em todos os municípios.

23 de abril - Audiência Pública na Alep sobre PNE, Piso e Conae 2014
O mandato do deputado estadual Professor Lemos realizará, a partir das 9h, no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), uma audiência pública para debater: Conferência Nacional de Educação 2014, Plano Nacional de Educação (PNE) e Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN). A atividade contará com a participação do professor e ex-deputado federal Carlos Abicalil, do coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE) Francisco da Chagas Fernandes, do vice-governador do Estado Flavio Arns e do deputado federal Ângelo Vanhoni, relator do PNE que tramita no Congresso Nacional.

23 de abril - Debate sobre Conae, PNE e PSPN na APP-Sindicato
No período da tarde, após às 14h30min, no auditório da entidade, o debate com os participantes da audiência pública será retomado.

24 de abril - Paralisação Nacional e Estadual
Paralisação estadual e nacional, com ato público e panfletagem, em Curitiba, a partir das 9h, em frente ao Palácio Iguaçu. Atos regionais também serão realizados em cidades polos (e em locais de grande circulação) pelo Estado. À tarde, sessão legislativa na Assembleia dos deputados para votação dos projetos de lei da educação.

25 de abril - Reunião nas escolas
Na data, a categoria deve avaliar a mobilização do dia anterior.

26 de abril - Pressão junto aos deputados e senadores paranaenses
O dia será de reforço junto aos parlamentares do Paraná no Congresso Nacional a respeito da importância do apoio destes aos itens da pauta nacional da educação. A atividade deve focar, de maneira mais restrita, àqueles deputados e senadores que não compareceram à reunião na APP promovida no dia 22.



Fone: (41) 3026-9822 / Fax: (41) 3222-5261

APP - SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO PÚBLICA DO PARANÁ

Avenida Iguaçu, 880 - CEP 80.230-020 - Rebouças - Curitiba/PR - Brasil