Tamanho do texto:

Diminuir texto Aumentar texto

Simone Giacometti
Direção aguarda comunicado sobre pagamento depois do Natal, na segunda-feira (27/12) Galeria de imagens Aumentar foto
23/12/2010

Governo confirma pagamento do salário de dezembro para 28/12

O pagamento das promoções e progressões atrasadas dos professores e funcionários foi adiado para o dia 27/12

A reunião realizada nesta quinta-feira (23/12), no Palácio das Araucárias, teve como principal item da pauta o pagamento das promoções e progressões atrasadas. Porém, o secretário Estadual de Controle Interno, Cícero Gonçalves, informou que só terá resposta para esta reivindicação da categoria na próxima segunda-feira (27/12).

A direção da APP-Sindicato questionou a demora para pagar os educadores. A presidente da APP-Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, a secretária Educacional Janeslei Aparecida Albuquerque, o secretário de Imprensa Luiz Carlos Paixão da Rocha e o secretário de Finanças Miguel Baez estavam acompanhados pelo economista do Dieese, Cid Cordeiro.

Há oito anos o economista monitora as receitas do Estado e apresenta estimativas de arrecadação que têm se confirmado.  No estudo referente a 2010, ele aponta que o Paraná vai arrecadar até o final do ano, R$190 milhões de reais a mais do que estava previsto. Portanto, há dinheiro para pagar a dívida de R$ 51 milhões de reais com os professores e funcionários.

O secretário Estadual de Controle Interno, Cícero Gonçalves, justificou a demora com uma explicação técnica. Segundo ele, as receitas do Estado estão passando por uma avaliação final da Secretaria de Fazenda do Estado. "As folhas estão prontas, mas as receitas estão passando por uma avaliação final", informou ele.

Para a presidente da APP-Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, essa não é uma explicação plausível. "Nós estamos vigilantes em relação aos recursos da Educação. Segundo o Dieese, 90% da arrecadação do Estado já foi recolhida na terceira semana de dezembro e há um aumento de 12% em relação aos valores previstos. Se o governo destinar os recursos da Educação que não sejam para pagamento dos atrasados, estará rompendo co a política pública que implementou até agora. Não admitimos falta de pagamento. Será um desfecho ruim", alertou Marlei.

Na paralisação do último dia 13 de dezembro, o pagamento dos atrasados já tinha sido cobrado pelo sindicato, que recebeu a resposta de que a secretaria da Fazenda (Sefa) tinha solicitado prazo até  23 de dezembro para apresentar um quadro financeiro sobre as possibilidades ou não dos pagamentos dos atrasados.

O sindicato reivindica o pagamento das promoções e progressões atrasadas de 13 mil funcionários de escola (há 1 ano deveriam receber esse dinheiro) e 21 mil professores (há 2 meses deveriam estar recebendo o benefício que representa um adicional de 15% nos salários e conta na carreira destes educadores).

Pagamento dos salários de dezembro - O secretário Estadual de Controle Interno anunciou que o pagamento de dezembro de todos os professores e funcionários será feito em 28/12. Ele garantiu que o dinheiro vai estar na conta dos educadores e que 2011 não irá começar com salários atrasados.

Fone: (41) 3026-9822 / Fax: (41) 3222-5261

APP - SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO PÚBLICA DO PARANÁ