Tamanho do texto:

Diminuir texto Aumentar texto

Notícia

Proposta do PCCR foi entregue ao prefeito em março do ano passado Galeria de imagens Aumentar foto
17/9/2010

Uraí aprova Plano de Carreira e Remuneração dos professores

A conquista, que visa valorização profissional e melhoria na educação do município, aconteceu nesta quinta-feira (16)

O PCCR - Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Professores Municipais - foi aprovado na noite desta quinta-feira (16), na Câmara Municipal de Uraí. A conquista contou com a presença dos nove vereadores e de um grupo de professores que acompanharam a votação e a aprovação por unanimidade. O plano visa à valorização do profissional da educação e, principalmente, a melhoria da qualidade da educação pública municipal.

Segundo a presidente do núcleo sindical da APP-Sindicato em Cornélio Procópio, Sidineiva Gonçalves de Lima, o projeto de lei do PCCR foi elaborado por uma comissão mista de professores indicados pela categoria e por representantes do poder executivo de Uraí. "Foram alguns anos de intensos debates para chegar a uma proposta que fosse possível aplicar. O plano assegura vários direitos aos trabalhadores em educação e atende a uma reivindicação histórica da categoria", comemora Sidineiva.

O presidente da Câmara Municipal, Angelo Tarantini, também manifestou satisfação na aprovação do PCCR. "Este dia é histórico para a educação do município de Uraí". E Secretária de Municipais do núcleo sindical de Cornélio Procópio, a professora Nilva Magalhães Iwai, acrescentou: "Foram momentos difíceis, onde foi preciso deixar a vida particular para ter uma conquista que beneficiaria toda a categoria. Agradeço a direção estadual e regional da APP-Sindicato pelo trabalho realizado".

Além das professoras citadas, a conquista foi acompanhada pelos representantes da APP, a secretária de Finanças daquele núcleo, professora Leandra A. Carvalho de Rosis e pelo assessor da secretaria Estadual de Municipais, José Carlos dos Santos, e, entre outros, pelas professoras integrantes da comissão mista de negociação, Marinilva Pitão, Silmara Ribeiro e Letícia Unti de Campos.

Histórico - O projeto de lei do PCCR levou em consideração os anseios da categoria e o orçamento da prefeitura destinado à Educação daquele município. O plano - resultado de longo trabalho e debate - foi entregue no dia 18 de março de 2009 ao perfeito Sussumo Itimura, à secretária Municipal de Educação Sandra Regina Lunardelli Barichello e ao assessor da pasta Rogério Maria Gonçalves.  A discussão em torno desta questão foi iniciada logo após a sindicalização dos professores municipais de Uraí à APP- Sindicato.

A construção do  PCCR de Uraí faz parte do projeto geral de ação da secretaria estadual de Municipais da APP. A ação integrada entre esta secretaria e os núcleos sindicais tem garantido a aprovação de planos de carreiras para os educadores em vários municípios do Paraná.

Fone: (41) 3026-9822 / Fax: (41) 3222-5261

APP - SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO PÚBLICA DO PARANÁ