O mandato da vereadora Professora Josete (PT) promove nesta sexta-feira, dia 4 de dezembro, um seminário sobre Educação Especial. O tema será "Como garantir a inclusão de forma qualitativa?" As inscrições são gratuitas e já estão abertas. O evento acontecerá no auditório do Hotel Paraná Suíte Centro Europeu (Salão Paraná - Rua Lourenço Pinto, 456) das 8h às 17h. Os participantes receberão certificados.
Segundo a parlamentar, a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, no ensino regular, é cada vez mais discutida e defendida. "No entanto, não basta apenas agrupar os educandos nas salas regulares ou nos CMEI's sem que a rede de ensino possua espaços adequados e políticas articuladas para garantir os atendimentos nas áreas de Saúde, Assistência Social, Trabalho, Esporte e Lazer", ressalta Josete.
Para a vereadora, incluir com qualidade é garantir, também, pro?ssionais capacitados e especializados, recursos materiais, físicos e ?nanceiros para atender às particularidades de todos os alunos. É discutir com a comunidade as políticas públicas que precisam ser fomentadas para atender às necessidades de atendimento das pessoas de?cientes.
"É preciso encontrar maneiras de garantir a inclusão de forma qualitativa e avançar na mudança cultural para o direito à convivência, acessibilidade e o respeito às necessidades educativas de cada cidadão", destaca a vereadora.
Reunião na APP - No dia anterior, 3 de dezembro, as secretarias Educacional e de Políticas Sociais da APP-Sindicato promovem uma reunião do Coletivo dos Trabalhadores em Educação com Deficiência. A atividade acontece no Salão Nobre da sede estadual da APP. Das 14h às 17h30, os educadores discutem o tema 'Educação inclusiva'. Das 18h às 20h, será realizado o planejamento do Coletivo.
Inscreva-se - As inscrições para o seminário podem ser feitas pelo telefone (41) 3350-4603. Você também pode se inscrever mandando um e-mail para professora.josete@cmc.pr.gov.br. Para isso, basta mandar as seguintes informações (para confecção dos certificados):
Nome:
Endereço/CEP:
Profissão/Ocupação:
Local de Trabalho/Entidade:
Telefone:
Email:
Confira a programação:
08h
Credenciamento e Café
08h30
Abertura do evento
09h
Apresentação Cultural
9h40
Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
10h15
A formação continuada sobre Educação Especial e Inclusiva ofertada aos pro?ssionais da Rede Municipal de Ensino
11h
Debate
12h
Intervalo de almoço
13h30
O papel do Conselho Municipal de Educação (CME) quanto à ?scalização das entidades que ofertam Educação Especial e quanto à Política Municipal de Educação Inclusiva
14h
O papel das Organizações da Sociedade Civil na Efetivação do Direito à Educação das Pessoas com De? ciência e no Controle Social das Políticas Públicas
14h30
Debate
15h
Intervalo
15h15
Propostas do Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública, Gratuita e Universal
16h45
Debate
16h15
Propostas e encaminhamentos
17h
Encerramento
Com informações do site do mandato da vereadora Professora Josete